segunda-feira, 29 de março de 2010

A CRISTALIZAÇÃO DO FUGIDIO



Quando vi esta foto pela primeira vez, não consegui muito bem classificá-la no tempo e nem consegui pensar em que situação atual ela poderia se enquadrar. Eis que lendo mais sobre o contexto que a envolvia, descobri tratar-se de um embate entre a Política Militar do Estado de São Paulo e Professores Estaduais que estão em greve.

Sábado ouve manifestação e a PM do Estado de São Paulo, governado pelo candidato à Presidência da República José Serra, baixou o pau nos professores. A linda e trágica foto é de Clayton de Souza, fotógrafo da Agência Estado.

De acordo com o jornalista Leandro Fortes, atualmente vinculado à revista CartaCapital, “A insolvência moral da política paulista gerou esse instantâneo estupendo, repleto de um simbolismo extremamente caro à natureza humana, cheio de amor e dor.” O jornalista faz, ainda, uma boa reflexão: “Este professor que carrega a PM ferida é o quadro da arte absurda em que se transformou um governo sustentado artificialmente pela mídia e por coronéis do capital. É um mural multifacetado de significados, tudo resumido numa imagem inesquecível eternizada por um fotojornalista num momento solitário de glória. Ao desprezar o movimento grevista dos professores, ao debochar dos movimentos sociais e autorizar sua polícia a descer o cacete no corpo docente, José Serra conseguiu produzir, ao mesmo tempo, uma obra prima fotográfica, uma elegia à solidariedade humana e uma peça de campanha para Dilma Rousseff.”

Precisa dizer mais alguma coisa?


 

Um comentário:

  1. Quando educação vira caso de polícia, falta boa política. Na Conferência Nacional de Educação, os professores e outros trabalhadores da educação já deram o seu recado quando o Presidente subiu ao palco: "olê, olê, olê, olá, Dilma, Dilma!"

    Eduardo Ruiz

    ResponderExcluir