quinta-feira, 8 de abril de 2010

VEJO O RIO DE JANEIRO

O Rio de Janeiro é, sem dúvida, uma das cidades mais lindas do mundo. Eu amo o Rio! Em 2009 fui bastante pra lá, mas muito menos do que eu gostaria. Não há dúvida, também, que o Rio de Janeiro é uma cidade de muitos caos. Já diria Fernanda Abreu, é um purgatório da beleza e do caos.


Mas muito da desordem a que estamos acostumados advém da ingerência política sobre o Rio. Lá existe, a meu ver, uma sucessão de fracassos políticos, uma tradição estranha em eleições. O casal Garotinho, por exemplo, é algo que politicamente não consigo entender direito.

Porém, afora todas as questões cotidianas - infelizmente - as quais nos acostumamos: violência, controles paralelos, guerra civil, etc. Agora estamos diante de mais um exemplo das precárias administrações públicas cariocas. Não se trata tão somente de desastres ambientais, chuvas excessivas ou deslizamentos de terra. Vê-se um desastre de planejamento urbano, maquiagem em excesso e deslizamentos de discursos frágeis e oportunistas.

Gosto imensamente do Rio e queria muito que tudo fosse diferente por lá. Uma cidade tão linda e tão maltratada é triste de se ver. Quando comecei a ver as imagens na TV, do povo nas ruas sem conseguir voltar para casa, as grandes Avenidas intransitáveis, pessoas morrendo e outras perdendo tudo o que possuíam, quis cantar o Samba do Avião de uma forma diferente, meu desejo era cantar assim: "minha alma chora, vejo o Rio de Janeiro".

É ano de eleição, por favor, vamos aprender a votar de uma vez por todas.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Cara!Acho que o problema do RJ não é político e sim cultural. Quem sabe por ter sído a capital do país ou qualquer outro motivo torpe?
    Como Arquiteto sei que "colocar ordem no galinheiro" em uma cidade onde o planejamento urbano foi posto de lado é uma das coisas mais difíceis e caras, portanto, nem sempre interessante a todos.

    ResponderExcluir