Hoje assisti "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo". Um filme ótimo que todos deveriam ver!
De acordo com a Revista Bravo:
"Uma história de amor que se tornou uma viagem. Uma viagem que se tornou uma história de amor". É assim que Marcelo Gomes entende seu filme em parceria com Karin Aïnuz "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo" que estreia em maio.
O filme nasceu de uma compilação de imagens feitas em 1999 durante uma viagem de 40 dias que Gomes e Aïnuz fizeram ao sertão nordestino com uma vaga ideia de produzir um documentário. Somente em 2007 é que esses takes passaram a ser trabalhados para se tornar um longa de ficção.
O documentário, pensado inicialmente, foi lançado pelo Programa Rumos do Itaú Cultural com o nome "Sertão Acrílico Azul Piscina" e já compilava cenas gravadas durante a viagem que foram também usadas no filme, mas sem o enredo da história de amor contada pelo protagonista de "Viajo...", o geólogo José Renato.
Em sua versão ficcional as imagens se tornaram a viagem de um geólogo, vivido pelo ator Irandhir Santos, ou melhor, por sua voz, já que não aparece na tela. Enquanto avalia o possível percurso de um canal que será construído na região ele se contamina pela sensação de desamparo, pela saudade da ex-mulher e pela vontade de voltar pra casa. Mas decide ir em frente, seguir viagem, na esperança que esse percurso mude seus sentimentos.
Fui ver o filme com muito receio. Justamente por tratar-se de um filme todo "narrado", achei que poderia ser chato ou cansativo. Não há a menor possibilidade. O filme, desde os seus primeiros minutos, prende a gente com uma mistura de imagem, voz, música, poesia. É lindo, um belíssimo filme nacional. Realmente imperdível, para quem gosta de um bom cinema.
Pedi para habilitares os comentários a quem não tem conta no Google e só agora volto aqui...
ResponderExcluirO blog tá mto legal, com excelentes dicas! Mas em um mundo em que há mais informação do que tempo para absorvê-la, fica difícil seguir todas!
Abs,
Daniel Sanes
Rodrigo, fui assistir o filme ontem e gostei muito!
ResponderExcluirapós sair do artplex, fiquei refletindo sobre a tal "vida lazer"..
beijo
Amanda
faz horas que tô pra ver este filme. adoro o trabalho do Karin Aïnuz!
ResponderExcluir