sexta-feira, 17 de setembro de 2010

AONDE ESTÁS INDO?

Tem gente que não evolui. Estagnados no seu próprio tempo: tem gente que não muda. Eu mudo. Eu quero sempre poder mudar. Olhar para a semana passada e perceber que de lá pra cá não apenas o relógio se movimentou. 


Aonde é que tu queres chegar? Eu quero chegar naquela casinha de praia cheirando à maresia. Quero acordar cedo e, debaixo do sol, cavoucar a grama tirando os inços. Depois, cortar fora os galhos secos das plantas e ir preparar o almoço: um bacalhau à Gomes de Sá. Eu quero chegar a Barcelona, ao Cairo, a Nova Déli e a Berlim. Quero voltar a Bagé para caminhar pelas ruas que constituíram o mundo da minha infância e, se tiver vontade de chorar, quero chorar.

Eu quero conhecer pessoas novas e valorizar os meus velhos poucos amigos de fé. Não quero ser compreendido e quero amar, muito e de todas as formas possíveis. O que tu queres? Eu quero um milhão de coisas e tenho pedalado para chegar lá. A vida é como sair de casa para ir ao trabalho todos os dias. Às vezes tem ares de repetição e tédio, às vezes é conturbada e imprevisível. Mas o mais importante é que temos na cabeça o destino certo: o objetivo, o ponto de chegada. A vida não precisa ter um único ponto de chegada, claro, mas quais são os teus pontos de chegada?


Eu sei onde quero chegar e, claro, assim como acordar às 6h30min para cumprir as obrigações diárias em dia de chuva e frio, não vai ser moleza. Creio que isso seja muito importante: estabelecer metas para a vida. E metas para a vida, não me entendam mal, não é emagrecer cinco quilos, ler toda a obra do Saramago, colocar silicone ou tomar dois litros de água por dia porque faz bem pra pele. Não que essas coisas não sejam importantes, claro que são e compõem a vida. Mas meta de vida é muito mais além, é bem mais concreto que isso.

Quando eu digo e alguns amigos pegam no meu pé, que 2010 tem sido fantástico é, também, por que nele consegui traçar minhas metas de vida. Durante os últimos três anos vivi em um estado abúlico, sem me dar conta. Com a ideia ilusória de que estava indo para algum lugar. A vida exige coragem, disposição e ousadia para realmente ir a algum lugar. Desenhei na minha cabeça o primeiro ponto de chegada e é pra lá que estou indo, com foco, com obstinação e munido de coragem.

Tu estás indo aonde?

Bom final de semana e feriado a todos e todas.

2 comentários:

  1. Quando comecei a ler o teu texto, pensei: vou até o final. Grande texto. Abraço. Gui

    ResponderExcluir
  2. E sabendo o ponto de chegada, conseguimos tirar dele, a energia e motivação necessárias para seguir em frente e não nos perdermos no caminho. Siga em frente e, sigas escrevendo. Abraço!

    ResponderExcluir